Hermes dos Santos Filho - Empresário de tecnologia se abre para as artes e revela sua origem artística ao criar esculturas em impressão 3D

04:10Andreia Brisola


Mais um artista plástico filiado a Academia Latino Americana de Arte - ALA, sob a presidência de Fábio Porchat.
A ALA como sempre nos apresentando um grande artista. 
Vamos conhecer sua história.   
De família originária da Itália e no DNA uma veia  artística (avô e pai trabalhavam com modelagem para fundição), Hermes Santos é paulista de nascimento do bairro da Mooca,  mas com radar desde sempre voltado para o mundo. Autodidata e bastante inquieto, bom empreendedor e ótimo para os negócios (sua metalúrgica para indústria automobiística é referência em soluções para criação de autopeças),  Hermes começou a desbravar o mundo da criação artística desde muito cedo, e ainda adolescente, já ousava criar joias, camisetas, quadros e esculturas.

A convivência com o pai Hermes Maria dos Santos e o avô José Maria dos Santos,  Hermes credita sua vocação artística. No final dos anos 80, aos 22 anos, para ajudar o pai em um pequeno galpão alugado,  resolveu  cursar  técnico mecânico e foi o início de uma fértil virada na vida da família. “Começamos neste ramo com apenas uma caixa de ferramentas e alguns equipamentos bem simples", relembra. Porém,  encomendas e serviços na área de autopeças foram surgindo e a empresa começou a crescer. Como faziam moldes de ferro para fundição, deram o nome para a empresa de Modefer (Modelos de Ferro), e como toques de midas, transformou-se numa potente metalúrgica que hoje conta com equipamentos de alta tecnologia para atender grandes players do mercado.




Tudo começou a florescer quando durante o curso técnico, um colega que era proprietário de um desmanche de carros, encomendou à Hermes um molde simples de uma peça para o câmbio de um modelo Fiat. Feito esse molde, o amigo sugeriu que ele fabricasse mais  algumas peças iguais àquela para vender. Assim supriria o mercado da necessidade dessa peça e também pagaria o custo do molde. Foi o início do novo ciclo da Modefer que, com o aumento de itens, passou  a atender as distribuidoras de autopeças por todo o Brasil e também a exportar para a América do Sul.

Sempre atento aos lançamentos e inovações de outros países neste segmento, o empresário viaja constantemente em busca de novas tecnologias. O turning  point se deu há sete anos quando Hermes  percebeu que as  impressoras 3D seriam a grande revolução e que com elas faria toda a  diferença:  pesquisou e encontrou numa universidade na China uma tecnologia diferente para microfusão ou fundição de cera perdida.

A Modefer trouxe esse equipamento de impressão 3D para o Brasil,  conquistou a representação para os países da América Latina, e passou a desenvolver peças de alta qualidade e precisão executadas com o uso desta tecnologia. Sua procura por equipamentos de ponta resultou,  na verdade, na compra e na representação de diversos maquinários vindos da Alemanha, Dinamarca, Singapura, Japão e EUA. Para se ter uma ideia, a célula robótica alemã usada na Modefer,  para confecção de modelos para fundição ou produtos artísticos, é dotada de oito eixos e totalmente automatizada graças à combinação de cinco softwares diferentes, possibilitando uma infinidade de usos.

Criado o Parque Tecnológico em Alphavile,  com o negócio em franca ascensão para atender a demanda do  mercado, Hermes Santos pôde voltar a  dar vazão as inspirações artísticas implantando em meio ao business de sucesso seu atelier para criar intrigantes esculturas com o uso das impressoras 3D.  Fez-se uma ponte entre sua imaginação de artista sem limites e seus recursos empresariais concretos.




Além de escultor, pintor, artista plástico, Hermes Santos é fotógrafo e diligente pesquisador (museus e galerias são também visitas obrigatórias nas cidades para onde viaja). E com a tecnologia da impressão 3D, utilizando materiais como poliestireno e resina a base de água com acabamento de pintura com tinta à base de laca,  tem condição de  executar esculturas de arte impressionantes e impactantes.




Viaja em temáticas surpreendentes e reluzentes como o fundo dos mares, seres místicos, o mundo náutico, símbolos icônicos, objetos lúdicos, colhidos nas  suas andanças  ou do próprio mundo empresarial.  Hermes parece não ter limites em seu êxtase criativo.











                         Troféu feito por Hermes dos Santos Filho 






Ao extrair o máximo das possibilidades high tech, uma obra  de Hermes Santos pode levar meses para ser realizada, desde sua origem imaginativa, passando por pesquisas incansáveis, desenho do projeto, inserção em computadores, concretização com impressoras 3D e acabamento final.

O uso de alta tecnologia para concretização do incrível acervo de peças únicas e exclusivas de Hermes Santos agrega ainda mais valor ao seu processo criativo que, com forte sagacidade, faz a perfeita união entre modernidade e belas formas.  "Pretendo também  ampliar minha linha de produtos com a impressão 3D e criar peças para  área do design e da  decoração"

Esta união entre o empreendedorismo empresarial de sucesso e inventividade criativa  traduz o perfil eclético de Hermes Santos.

Mais informações para a imprensa com:
Augusto Nogueira


As esculturas desse grande artista plástico impressionam pela beleza, talento e arte. 
Aguardem trarei mais novidades sobre as obras de Hermes dos Santos Filho.

Super beijo 

Andreia Brisola

You Might Also Like

8 comentários

  1. Que incrível!! Adorei!!
    Beijinhos Fê
    www.bloglovers.com.br

    ResponderExcluir
  2. Quem diria que uma coisa dessas fosse acontecer, eu fico fascinada, com essas criações!
    Amei!

    Minda
    Bjs ❤

    ResponderExcluir
  3. Ual! Que trabalho incrível!
    Beijos,
    www.crisfelix.com.br

    ResponderExcluir
  4. Nossa, que legal.. ele arrasa!!!

    www.iathilamarques.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Que bacana Andreia, adorei o post, ainda não conhecia o trabalho dele!
    E realmente é inspirador!
    Beijinhos :*

    ResponderExcluir
  6. Que bacana Andreia, adorei o post, ainda não conhecia o trabalho dele!
    E realmente é inspirador!
    Beijinhos :*

    ResponderExcluir
  7. Que trabalho inspirador! Adorei conhecer ♥

    ResponderExcluir

Popular Posts

Blogs Amigos